Solicitar Proposta

COPAG.
Never not playing.

About

Ao longo de seus mais de 100 anos de história a COPAG sempre se empenhou muito para preservar seu pionerismo e liderança na fabricação da cartas de baralho. Um olho na inovação que leva para os produtos, outro na beleza criativa inerente à categoria da qual faz parte. Uma marca que faz parte do imaginário popular brasileiro e umas das mais importantes marcas de baralho do mundo.
 
Embora a imagem da COPAG seja consolidada no Brasil, desde que passou a fazer parte do grupo Cartamundi – líder global no mercado de cartas de baralho – havia gaps de posicionamento que impediam que a marca de ter o devido reconhecimento global. 
 
A partir da diretriz de segmentação do portfólio do Grupo Cartamundi, assumimos o prazeiroso desafio de posicionar a COPAG globalmente como a marca referência no território do Poker. 

Our Role

Brand Strategy
Verbal Identity
Message Development
Visual Identity

COPAG é uma marca centenária desafiando os padrões de uma categoria global centenária que não se reinventou.

A história da COPAG anda praticamente lado a lado com a história do Poker. Só que a COPAG se reiventou, e as marcas ligadas ao Poker, não. Após o estágio inicial de imersão no cenário de mercado e comportamento do consumidor, tivemos a clareza que estávamos diante de duas realidades inegáveis que abriam ótimas oportunidades estratégicas e criativas:
 
Primeiro, a mudança de hábito do consumidor. No passado o ato de jogar Poker estava restrito ao momento do jogo em si. Quando o jogo acabava, encerrava-se também o ciclo de relacionamento com a categoria. Mas nos últimos 15 anos esta realidade mudou. O jogo não acontece só na mesa, os torneios não são mais tão restritos, a aprendizagem é contínua. O Poker deixou de ser um jogo para ser um lifestyle. O jogo não termina quando acaba. Este foi o ponto de partida que nos conduzidou ao posicionamento “Never Not Playing”.
 
Segundo, o enredo gráfico da categoria. Como poderíamos transportar o Poker para a atualidade respeitando o referencial coletivo sobre a COPAG e sobre a categoria? Escolhemos desafiar a estética saturada que nos leva para o ambiente de um cassino e todas as representações óbvias que isto geraria. O resultado é uma identidade visual que se inspira em aspectos clássicos do jogo e do baralho e se conecta com a atualidade através de vários assets modernos e versáteis.
 
Tão importante quanto os desafios de estratégia e design, foi encontrar a identidade verbal mais adequada e dar todo peso possível para a etapa de desenvolvimento de mensagem. O resultado é uma expressão verbal que se conecta com naturalidade com os jogadores e mantém um discurso consistente de quem sabe o que está falando e sabe da importância de seguir evoluindo a cada jogada. 

Um projeto de branding pensado nos mínimos detalhes para criar as pontes para uma execução ágil e consistente

Como suporte ao projeto de branding, fomos responsáveis por delinear o comportamento da marca nos principais pontos de contato de comunicação. Mais do que tangibilizar aplicações, queríamos garantir uma linguagem interessante para a comunicação de varejo, eventos e redes sociais.
 
Passamos por uma etapa de produção fotográfica que gerou um vasto material para assegurar ao time de marketing da COPAG um asservo versátil para alimentar as comunicações por pelo menos 36 meses. Os shootings foram divididos dentro de situações-chave que retratam o relacionamento da COPAG com a categoria.

Project Team

Strategy
Gustavo Arbulu
Isa Ribeiro

Verbal Identity
Isa Ribeiro
Guilherme Tomé
Mau Buchler

Visual Identity
Gabriel Weiss

Photography
Rodolpho Goudinho

Motion Design
Brendon Kowalsky

Entre em contato.
Nós fazemos dar certo.